segunda-feira, 19 de março de 2012

Yoga Massagem Ayurvédica

"É da Ayurveda que deriva a Yoga Massagem Ayurvédica, técnica criada pela indiana Kussum Modak. Esta terapia que mescla conhecimentos milenares da Ayurveda e da Yoga, lança mão de delizamentos com óleos naturais e pó, manobras de alongamento, respiração profunda e meditação para alcançar seu objetivo final, que é o equilíbrio físico e mental de seus pacientes.

Atualmente, são crescentes a violência e o medo do contato físico na sociedade em que vivemos. Isso produz toda sorte de distúrbios do corpo e da mente. Em contrapartida, o ser humano corre em busca de tudo que possa promover o seu reequilíbrio e bem-estar. Em algumas culturas milenares, diferentes técnicas como a massagem e a meditação consolidaram-se nesse sentido. No Ocidente, a massagem como terapia está evoluindo dentro e fora dos sistemas de saúde de países como o Estados Unidos e o Brasil. Nos Estados Unidos por exemplo, faculdades de medicina têm incorporado a disciplina de cuidados complementares de saúde em seus programas, enriquecendo a formação de novos médicos."


Yoga Massagem Ayurvédica- a transformação pelo toque, Alda Martinelli, Ed. Olhares, 2011-p.41 

segunda-feira, 12 de março de 2012




                            "...a região do ombro e da cervical é aquecida e estimulada com movimentos ascendentes.
                             Esta parte do corpo, quando muito tensa, pode provocar incômodos como torcicolos e
                            enxaquecas, além de irradiar a dor para os ombros e a cintura escapular". Alda Martinelli                    

quinta-feira, 8 de março de 2012




"Por falta de proteção e suporte dos ossos, a região lombar é muito vulnerável e propícia a lesões musculares, bem mais que o tronco e a pelve.Dessa área, que vai da base do sacro até as costelas flutuantes, emergem cinco pares de nervos periféricos que, quando comprimidos, podem desencadear dores no dorso, nas vísceras e nos membros inferiores.Ao mesmo tempo, trata-se de uma área muito requisitada no nosso dia-a-dia, o que exige muita flexibilidade de seus músculos." p 108- YMA A transformação pelo toque, Alda Martinelli